Eficiência de processos


A eficiência pode ser definida como o alcance de resultados com economia de recursos. Por isso o conceito de eficácia, que é o alcance dos objetivos, fica implícito. Sendo assim, a medição da eficiência só é clara nos casos em que ela tiver sido definida de modo numérico.Quanto aos processos, estes são definidos como uma seqüência de ações que têm um propósito específico que é possível de medir; dito isto estamos em condições de usar a definição de eficiência como uma equação numérica, a qual se apresenta a seguir:
eficiencia_basica_pb 
 Se formos capazes de estabelecer os números para os resultados obtidos e os recursos utilizados, tecnicamente falando, podemos supor que a eficiência deve ser maior do que um. Caso contrário (menor do que um), a eficiência que é a economia de recursos não estaria sendo cumprida.
Se pudermos identificar os números de um processo para um período particular, seria possível estabelecer a evolução da eficiência do processo em questão, obtendo um gráfico como o que se apresenta a seguir:
eficiencia_quadro_pb
A comparação pode ser feita com a própria história, como no gráfico anterior, sendo que outra possibilidade é a confrontação com a concorrência se tais dados forem acessíveis.
Finalmente, uma questão que oferece inconvenientes é a integração da qualidade na equação básica estabelecida anteriormente. No entanto, isso pode ser feito mediante a adição de um simples algarismo como se observa a seguir:
eficiencia_amp_pb
Na prática, traduzir a qualidade como um fator multiplicador não é uma questão tão simples, especialmente se ela for definida pelo cliente; sendo assim, seria preciso realizar uma medição freqüente com uma metodologia consistente de modo a garantir os resultados.
Além disso, seria preciso expressar os diferentes fatores que incidem na qualidade em apenas uma cifra, caso contrário existirão várias equações de eficiência associadas. Por último, seria preciso normalizar a qualidade em uma escala na qual o fator neutro (quer dizer, um) seja equivalente à definição adotada pela organização.

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