Definir Qualidade?


 Não acreditei no que estava vendo quando vi um pedido bem-humorado aos leitores para que enviassem suas definições do termo "qualidade". Você pode imaginar a Revista da Contabilidade pedindo uma definição do termo "contabilidade"? Ou, que tal a Revista dos Engenheiros Industriais ou dos Ortodontistas, fazendo o mesmo?.
O problema com a qualidade nos negócios, é que sempre temos a sensação de que estamos falando de diversos níveis de "boa qualidade". No mundo atual, as pessoas falam de restaurantes de "alta qualidade" e produtos de "baixa qualidade" e todos fingem saber o que isso significa. Eu concordo que as pessoas utilizem as palavras de qualquer maneira que desejem. Isso é um privilegio de cada um. Mas nós, que devemos fazer a qualidade acontecer, necessitamos ter uma definição que possa ser gerenciada e medida. Com a "Boa Qualidade" não é possível fazer nenhuma dessas duas coisas. Eu sempre defini a qualidade como "o cumprimento dos requisitos", as novas normas ISO 9000 também utilizam essa definição. Essa definição, permite medir o Preço do Não-Cumprimento (PNC) e posicionar a Gestão da Qualidade no mesmo nível que as demais coisas que são medidas em termos financeiros na organização. Assim podemos enxergar o progresso ou a falta dele; podemos ver onde se originam os problemas e podemos contribuir para o sucesso financeiro da organização.
 Mas isto não está baseado no fato de sentir-se bem ou reconhecer a qualidade quando você a vê, nem em exceder expectativas do cliente, nem na excelência. Nenhuma dessas coisas tem um significado que possa ser comunicado, e, além disso, não são mensuráveis. Isto não é um mero exercício intelectual. Trata-se da vida real e de ser útil como um profissional da qualidade. Poucas organizações fazem todo seu trabalho corretamente. A menos que conheçam o valor da integridade (cumprir com os requisitos) e possam medi-lo em dinheiro vivo, nunca se preocuparão o suficiente para fazer as coisas certo na primeira vez.
Por Philip B. Crosby*