Mapeamento de processos (Metodologia BPM);

O que é BPM? 


Esse artigo consiste em uma tentativa inicial de agrupar, de maneira resumida, os principais aspectos e definições relacionadas ao Business Process Management – BPM. O público alvo são profissionais que estão iniciando no estudo dessa matéria. Estamos abertos a sugestão de melhorias e possíveis correções, assim como links para mais referências. Contribua! Mande um e-mail para nós com sua sugestão/complementação.

1. Primeiro Passo : entender processos

1.1 O que é um processo?

Um processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência determinada que produz um bem ou um serviço. Pode ser encarado, também, como qualquer atividade ou conjunto de atividades onde há uma entrada, uma transformação, e uma saída. Não necessariamente a entrada de que estamos nos referindo é material, podendo ser informação.

1.2 Porque são tão importantes?

Os processos são tão importantes pois é através deles que as empresas exercem suas funções. Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo.

1.3 Como enxergar e identificar processos?

Para enxergar e identificar processos das empresas é preciso uma análise que verifique quais são os processos essenciais (relacionado ao foco da empresa), e quais são os processos auxiliares, verificando como a empresa realiza sua função desde o primeiro contato com o cliente até a entrega e avaliação do produto/serviço.

1.3 Como gerenciar processos?

No gerenciamento de processos é importante que se tenha uma visão ampla do que está sendo produzido (seja bens ou serviços), evitando restringir-se a um único ponto ou atividade. Deve ser avaliada a sinergia entre as atividades para um melhor resultado final.
Saiba Mais

1.4 Como avaliar processos?

Existem um série de indicadores que permitem a avaliação de processos. Esta avaliação pode ser feita através de uma análise de gargalo, análise de produtividade, de custos, etc., variando de acordo com os desejos da empresa. A empresa pode definir seus próprios indicadores relativos a propriedades ou funcionamentos dos processos.

2. Segundo Passo : entender conceitos de BPM

2.1 O que é BPM?

Business Process Management (BPM) consiste em uma metodologia de gestão para gerenciamento de processos, que pode ser auxiliada por ferramentas tecnológicas.
Saiba Mais

2.2 Para quê serve o BPM?

O BPM ajuda as empresas a identificarem a importância estratégica de seus processos e a tirarem vantagens competitivas disso. Serve também para proporcionar ao gestor uma maior facilidade de encontrar oportunidades de melhoria para o serviço prestado ao cliente, através de indicadores de resultados.

2.3 Como o BPM controla processos?

O BPM controla processos através de uma série de índices de avaliação de processos. Por exemplo, pode ser avaliado o tempo de execução do processo, melhorias de desempenho, e acompanhamento do processo corrente. Estes índices devem ser voltados às necessidades da empresa, referentes aos seus processos especificamente.

2.4 Que tipos de melhoria pode se obter com BPM?

O BPM pode gerar melhorias em termos de rapidez em que o processo é realizado, eficácia, qualidade e custo.

2.5 Onde e como o BPM pode ser utilizado?

O BPM pode ser utilizado em uma grande variedade de setores. Por exemplo, no setor de varejo, no setor industrial,no setor governamental, etc. Pode, também, ser utilizado em diversos departamentos das empresas, como por exemplo, no departamento financeiro, de recursos humanos, comercial, etc. Todos eles apresentam processos. A metodologia do BPM permite que, através de uma execução e de um controle mais eficazes, processos possam ser melhorados em qualquer uma dessas áreas.

3. Terceiro Passo – o que é mapeamento e modelagem de processos

3.1 O que é mapeamento de processos?

O mapeamento de processos é o entendimento de processos já existentes, através da sua descrição e de seu desenho, assim como identificação sua inter-relação. É extremamente útil às empresas, visto que com ele conseguem ter uma visão mais ampla e clara da organização.

3.2 O que é e para que serve um fluxograma?

Um fluxograma é um diagrama, com simbologia específica, que representa o sequenciamento das atividades de um processo. Podem, também, apresentar quem são os responsáveis por estas atividades. Existem softwares específicos para desenho de fluxogramas, sendo que alguns BPMS já apresentam essa ferramenta no próprio sistema.
Saiba Mais

3.3 O que é modelagem de processos?

A modelagem de processos, apesar de ser um conceito comumente citado junto com “mapeamento”, faz uma análise mais específica e profunda do processo, criando um modelo de seu funcionamento com vistas a atingir algum objetivo, como automação ou acompanhamento de longo prazo, por exemplo.
Saiba Mais

3.4 O que é uma ferramenta de modelagem?

Uma ferramenta de modelagem é uma ferramenta específica para o desenho, documentação e detalhamento de processos de negócio; não consegue, entretanto, executar o processo. Alguns BPMS possuem ferramentas de modelagem inseridas em seu sistema.

3.5 O que é uma ferramenta de BPA (Business Process Analysis)?

Business Process Analysis, ou BPA, é uma ferramenta (software) que envolve modelagem de processos de negócio e simulação da sua performance. Ajuda a empresa a alcançar os seus objetivos através da modificação de regras, processos, e informações. Está sendo bastante utilizado, também, em aquisições e fusões de empresas, onde ajuda a documentar e analisar os processos das empresas envolvidas.
Saiba Mais

3.6 Quais são as ferramentas de modelagem disponíveis no mercado?

Algumas das ferramentas disponíveis no mercado são: ARIS, Microsoft Visio, BizAgi Modeler, ARPO Process
Modeler, ferramentas da Proforma Corporation, ProVision , Synthis Process Modeler, etc. 
Saiba Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário