Missão, Visão, Política e Objetivos da Qualidade


A grande parte das empresas interpreta suas linhas gerais de conduta que podem estar sob a forma de uma Missão, ou de uma Visão, ou de uma Política. Qual seria a diferença entre esses quatro termos? Qual seria a definição de cada um deles ?

Missão: é o dever da empresa para com as partes interessadas como clientes, colaboradores, etc., ou seja, é a própria razão de existência da empresa.

Visão: expressa a previsão da alta direção de como a empresa deve estar, durante certo período, por exemplo, daqui a 10 anos. Deve ser elaborada pela alta direção, e devendo ser criada observando o mercado em que se inserem e os valores e princípios que a organização deseja chegar. A visão também deve ser divulgada por toda a empresa.

 Política: mostra as diretrizes e intenções globais da empresa, relativas à qualidade, expressão pela alta direção. O processo de criação da política deve envolver a visão e a missão da empresa, bem como a analise estratégica da sua situação perante o mercado, bem como, a sua posição perante os concorrentes. A política deve ser elaborada pela alta direção e pela gerência, mais devendo ser aprovada pela alta direção.

Objetivos: indica o pretendemos alcançar, enquanto que a meta nos informa o quanto e quando pretendemos atingir esse objetivo. Segundo a norma ISO 9001, os objetivos devem ser consistente com a política e comprometida com a melhoria contínua, e seus resultados devem ser mensuráveis e atingíveis.

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