O que é sistema de gestão integrada - SGI


O Sistema de Gestão Integrada é a combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas por uma organização, para implementar suas políticas e atingir seus objetivos de forma mais eficiente do que por meio de múltiplos sistemas de gestão. Direcionado para processos é a gestão que permite integrar de forma mais eficiente, nas operações do dia-a-dia das empresas, os aspectos e objetivos da qualidade, do desempenho ambiental, da segurança e saúde ocupacional e da responsabilidade social.
A visão e orientação para o risco fomentam a prevenção e facilitam o entendimento da integração dos Sistemas de Gestão. A excelência do desempenho e o sucesso no negócio requerem que todas as atividades inter-relacionadas sejam compreendidas e gerenciadas segundo uma visão de PROCESSOS.
As diversas normas para sistemas de gestão tratam de processos internos separados, relacionados com a qualidade, o ambiente, a saúde e segurança ocupacional, a segurança da informação e outros. Através de um sistema de gestão integrado, a organização pode adotar uma abordagem completa para o aperfeiçoamento de seus processos internos e obter a certificação de todos os sistemas com somente uma auditoria de certificação.
Para ter qualidade e excelência nos produtos (ou serviços) e nas empresas que os fabricam, é necessário melhorar continuamente os sistemas de gestão.
Uma possível definição do que seja sistema de gestão integrado - SGI é a seguinte: “Conjunto de elementos e atividades que organizados e administrados em conjunto, de maneira padronizada e uniforme, proporcionam a obtenção de resultados totais compatíveis com cada parte individual, mesmo que cada elemento ou atividade de sua formação seja diverso em essência.”
O objetivo do SGI é estabelecer um conjunto de elementos, interagindo com a força de trabalho, por meio de diretrizes e padrões pré-estabelecidos com relação às questões de segurança, meio ambiente e saúde.

Quem pode se beneficiar com o Sistema de Gestão Integrado.
Quaisquer empresas que queiram e precisem melhorar seus processos internos de forma competitiva, garantindo o atendimento de padrões internacionais reconhecidos com responsabilidade.
A organização pode satisfazer a todas as exigências de uma só vez e obter um único sistema de gestão documentado. Assim como todas as normas de gestão são construídas sobre o princípio comum do aperfeiçoamento contínuo, você terá que passar por auditorias periódicas, ao menos uma vez por ano, após a certificação inicial. Uma auditoria combinada significa menos auditorias individuais e menos interrupção nos negócios com maior racionalidade.

Vários são os benefícios do Sistema Integrado de Gestão, entre elas estão:
- Melhoria de qualidade em produtos e serviços;
- Realização de objetivos e metas da empresa;
- Economia de tempo e custos;
- Transparência dos processos internos;
- Fortalecimento da imagem da empresa e a participação no mercado;
- Maior controle dos riscos com acidentes ambientais;
- Satisfação de clientes, funcionários e acionistas;
- Satisfação dos critérios dos investidores e melhoria do acesso ao capital;
- Aumento da competitividade;
- Assegurar às partes interessadas o comprometimento com uma gestão ambiental demonstrável;
- Redução e controle de custos ambientais;
- Oportunidades para conservação de recursos e energia;
- Melhoria do relacionamento com todas as partes interessadas (clientes, acionistas, ONG's, fornecedores, governo _e funcionários);
- Prevenção de falhas ao invés de suas correções.
- Definição dos objetivos e metas a serem alcançados;
- Ganhos de produtividade (redução de perdas e aumento da qualidade);
- Aumento do grau de maturidade das empresas e outros.

Modelo do PDCA (Planejar – Fazer – Verificar - Atuar)
Consiste num modelo que se baseam algumas normas atuais cujo objetivo é controlar e melhorar processos visando resultados assim como planejados (ou proximos). Num modelo de SGI este metodo é aplicado de maneira sistematica.

De uma maneira simplificada, o método considera as seguintes ações:
1.Defina o que quer e como chegará lá (Planeje);
2.Obtenha apoio, capacite as pessoas e execute os trabalhos (Realize);
3.Cheque se as coisas saíram de acordo com o esperado (Controle);
4.Revise ou melhore o que for necessário (Melhore).

A integração consiste numa necessidade das empresas em si adequarem à dinâmica econômica, contudo cada organização precisa se enquadrar de acordo com seu porte, estrutura organizacional, potencialidades, meio a qual esta inserida, etc.
Este consiste num espaço para que possamos trocar experiências na área de SGI, baseado nas normas ISO 9001, ISO-14001, OHSAS-18001, abordando temática ligada ao desenvolvimento sustentável, segurança no trabalho e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário