Seis Sigma ou Six
Sigma (em inglês) é um conjunto de
práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao
eliminar defeitos. Um defeito é definido como a não conformidade de um
produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigma também é definido como
uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com
que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação
dos clientes.
Diferente de outras formas de gerenciamento de
processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a
obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.
O princípio fundamental do Seis Sigma é o de
reduzir de forma contínua a variação nos processos, eliminando defeitos ou
falhas nos produtos e serviços.
A qualidade não é vista pelo Seis Sigma na sua
forma mais tradicional, isto é, a simples conformidade com normas e requisitos
da organização. Ele a define como o valor agregado por um amplo esforço de
produção com a finalidade de atingir objetivos definidos na estratégia
organizacional.
Hoje em dia, o Seis Sigma é visto como uma prática
de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa,
independentemente do seu porte. Atualmente, o Seis Sigma tem a finalidade de
aumentar a participação de mercado, reduzir custos e otimizar as operações da
empresa que o utiliza.
O Seis Sigma é muitas vezes compreendido como
panacéia geral, mas é na realidade uma solução ótima de médio e longo prazos, e
se aplicado com seriedade (sem falsas expectativas). Neste aspecto muitas empresas têm tido sucesso em sua aplicação e obtenção de resultados,
e tantas outras têm falhado, o que não deprecia a filosofia em si mas sim a forma e determinação como a mesma
foi implementada.
Conceito do Modelo
dos Seis Sigma
Seis Sigma é um
modelo de gestão da qualidade, inicialmente desenvolvido e implementado pela
Motorola em 1986 e baseado nos trabalhos estatísticos de Joseph Juran. O modelo
e que fornece um conjunto de ferramentas destinadas a melhorar a capacidade dos
processos de negócio das empresas. O termo sigma é um símbolo grego utilizado
estatisticamente para medir desvios dos processos relativamente ao óptimo.
A ideia central do
modelo é a de que se é possível medir a quantidade de defeitos em determinado
processo, então também é possível de uma forma sistemática como é que estes
podem ser eliminados, aproximando-nos do "zero-defeitos". Trata-se,
portanto de uma metodologia que se concentra na prevenção de defeitos através
da utilização de ferramentas estatísticas, sendo aplicável a qualquer processo
dentro da organização.
Participantes no
Processo de Implementação
Apesar de se
tratar de um modelo que implica o desdobramento a toda a organização, para a
implementação deste modelo é necessária a criação de uma estrutura humana, da
qual fazem parte os seguintes grupo:
-
Alta Direção: Estabelece objetivos a atingir, cria a infraestrutura organizacional
necessária, seleciona os projeto e as equipas para os executar, presta o apoio
necessário e faz o acompanhamento durante as fases do projeto.
-
Campeão: É um membro da gestão de topo responsável pela logística e aspectos do
negócio do programa. Oferece a sua capacidade de gestão, liderança, apoio e
guia ao grupo dos Cinturões Negros.
-
Cinturões Negros: São os líderes da equipa responsável pela medição, análise,
melhoria e controlo dos processos que influenciam a satisfação do cliente e o
crescimento da produtividade.
-
Cinturões Verdes: São os indivíduos que apoiam a implementação e aplicação das
ferramentas Seis Sigma, através da participação em equipas de projeto.
-
Mestre Cinturão Negro: É o professor e mentor dos Cinturões Negros. Oferece
apoio, revê projetos e leva a cabo projetos de larga escala. Atual como
consultor interno, formador e perito.
Fases de Implementação
do Projeto
A Metodologia Seis
Sigma inclui o uso de um conjunto de ferramentas que devem ser implementadas de
acordo com uma metodologia sistemática e orientada para o projeto, através de
um ciclo composto pelas seguintes fases, nomeadamente:
1.
Definição
A aplicação da
metodologia inicia-se com um exame dos aspectos relacionados com um problema
específico ou um conjunto de processos, envolvendo as seguintes actividades:
.
Identificação dos possíveis projectos a executar.
.
Avaliação dos projectos.
.
Selecção do projecto (com base no critério "o Custo da Não
Qualidade").
.
Preparação da Missão do projecto.
.
Selecção da Equipa e Início do trabalho.
2.
Medição
O objectivo desta
fase é identificar e documentar os parâmetros do processo que afectam o seu
funcionamento e as características do produto críticas para o cliente.
.
Dar Início à Caracterização do Processo.
.
Planeamento da recolha de dados.
.
Validação do sistema de medida.
.
Medição da capacidade do processo.
3.
Análise
Concluída a fase
da medição pode agora determinar-se que variáveis têm um impacto mais provável
nos atributos mais importantes para o Cliente.
.
Recolha e Análise de Dados.
.
Desenvolvimento e validação de hipóteses sobre as fontes de variação e as
relações causa-efeito.
.
Confirmação dos determinantes do funcionamento do processo.
4.
Melhoria
.
Planeamento das experiências (o chamado DOE (Design Of Experiments).
.
Realização das experiências para identificar os determinantes críticos.
.
Realização das experiências para determinar o modelo matemático de
funcionamento do processo.
.
Optimização do funcionamento do processo, utilizando técnicas tais como os
métodos de superfície de resposta e operação evolutiva (EVOP).
5.
Controle
.
Concepção dos controles e documentação das melhorias do processo.
.
Validação do sistema de medida.
.
Determinação da capacidade do processo.
.
Implementação e realização do acompanhamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário