Sistema de Gestão da Qualidade aplicado ao RH, e
indiretamente fazendo o Engomarketing
1. INTRODUÇÃO
Aqui
iremos abordar o assunto do Sistema de Gestão da Qualidade aplicado no
Departamento de Recursos Humanos (RH), buscando assim desenvolver o
Endomarketing.
2. SGQ –
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
As normas
da família ISO 9000 são referenciai s para a implementação de Sistemas de
Gestão da Qualidade (SGQ) que representam um consenso internacional sobre boas
práticas de gestão e com o objetivo de garantir da primeira e em todas às
vezes, o fornecimento de produtos que satisfaçam os requisitos dos clientes
e/ou estatutários e/ou regulamentares. Bem como a prevenção dos problemas e
ênfase na melhoria contínua.
Estas
boas práticas estão compiladas num conjunto de requisitos normativos (ISO
9001:2008) e orientações para a melhoria do desempenho (ISO 9004-2) , cuja
implementação é independente do tipo, dimensão, setor de atividade das
organizações. Estas duas normas compõem um “par consistente”, com estruturas e
formatos alinhados.
A adoção destas normas é justificada quer por fatores de competitividade quer por exigências formais dos clientes e da sociedade. Constituindo um referencial aceito a nível multisetorial e internacional, disponibiliza um “mapa” para a definição do SGQ que potencializa a satisfação dos diversos clientes de uma organização.
A adoção destas normas é justificada quer por fatores de competitividade quer por exigências formais dos clientes e da sociedade. Constituindo um referencial aceito a nível multisetorial e internacional, disponibiliza um “mapa” para a definição do SGQ que potencializa a satisfação dos diversos clientes de uma organização.
As
principais alterações introduzidas nos novos referenciais normativos, em
especial quando comparada com a edição de 1994 pode ser apresentada como:
- Suporte em 8 princípios da gestão da qualidade;
- Estrutura orientada para os processos e uma seqüência lógica de inter-relação dos requisitos;
- Utilização do conceito do PDCA (“Plan-Do-Check-Act”);
- A melhoria contínua como elemento essencial ao desenvolvimento do SGQ;
- Redução significativa na quantidade de documentação exigida;
- Maior ênfase no papel e envolvimento da Alta Direção, incluindo o seu comprometimento para a evolução e melhoria do SGQ, cumprimento de requisitos estatutários e/ou regulamentares e definição de objetivos em todos os níveis e funções relevantes da organização;
- Alteração e melhoria da terminologia utilizada, como elemento facilitador da sua interpretação;
- Inclusão do conceito de “Aplicação” como forma de compatibilizar o referencial
- normativo com as atividades e processos das mais variadas organizações;
- A introdução de requisitos associados à monitoração da informação e indicadores
- associados à satisfação dos clientes como medidas do desempenho do SGQ;
2.1.
Definindo Qualidade
O que
você entende por um produto de qual idade? Se ele quebra com facilidade, ele
tem qualidade?
Vamos supor que ele quase nunca quebre - ele tem qualidade? Pense num pára-quedas que normalmente não dê defeito. Normalmente!
Ao
aplicar essa ampla definição, uma organização então teria que considerar as
seguintes quatro faces da qualidade, devido a:
− Definição dos requisitos e oportunidades de mercado;
− Projeto do produto para atender aos requisitos do mercado;
− Conformidade consistente ao projeto do produto;
− Fornecimento de suporte ao produto durante todo seu ciclo de vida;
− Definição dos requisitos e oportunidades de mercado;
− Projeto do produto para atender aos requisitos do mercado;
− Conformidade consistente ao projeto do produto;
− Fornecimento de suporte ao produto durante todo seu ciclo de vida;
Clientes
decidem em última estância se o produto/serviço resultante é aceitável!
3.
ENDOMARKETING
Endomarketing
é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e
elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às
empresas, para uso no ambiente interno das corporações.
É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos.
Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.
E "vender" o produto para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.
É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos.
Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.
E "vender" o produto para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.
"Endomarketing
é um processo gerencial, cíclico e contínuo, direcionado ao propósito da
organização, que é integrado aos seus demais processos de gestão e utiliza
eticamente ferramentas multidisciplinares de incentivo, com o objetivo de
promover a motivação das pessoas com seu trabalho e garantir seu compromisso
com os objetivos estratégicos, contribuindo à obtenção de melhores resultados,
econômicos e humanos, a partir de desempenhos superiores."
4. SGQ
APLICADO AO RH
O sistema
de gestão da qualidade que iremos aplicar internamente em específico no RH. O
RH irá além de ficar gerenciando folha de pagamento, contratações e demissões,
iremos quebrar esse paradigma que muitas vezes foram criados pela própria
Organização, sobrecarregando o profissional do RH com várias atribuições e com
um quadro de pessoal reduzido. Para resolver esse problema é necessário
contratar mais recursos para o RH, dessa forma o RH fará um papel importante
dentro da Organização. Papel esse que cuidará de cada Departamento e
Colaborador individualmente.
Aplicando
o SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade em específico na área de RH, iremos
implantar/melhorar alguns processos, tais como:
- Avaliação de Desempenho
- Plano de Cargos e Salários
- Treinamento
- Avaliação Instucional (Avaliação da Estrutura Organizacional)
- Administração Participativa
- Não olhar o Colaborador como número e sim como ser humano que tem sua vida fora da empresa
Resultados
esperados com a implantação dos processos acima citados:
- PLR/PPR de acordo com o desempenho de cada um
- Motivar o colaborador a crescer profissionalmente
- Treinar para o cargo, aumentando a satisfação
- Fazer com que o Colaborador possa dar opinião/sugestão sobre os pontos a ser melhorado estruturalmente pela Organização sem sofrer retalhação
- Fazer com que o Colaborador possa dar opinião/sugestão sobre processos internos
Com a
implantação teremos como resultado o Colaborador mais motivado e feliz em fazer
parte da Organização. A conseqüência disso tudo é o Colaborador produzindo
mais, diminuindo o retrabalho, reduzindo assim o custo da empresa e com um
produto/serviço final com mais qualidade.
Dessa
forma estamos fazendo um Endomarketing indireto, ou seja, com a própria
satisfação do Colaborador ele próprio fará uma propaganda positiva da empresa
para terceiros, dizendo como ele sente feliz em fazer parte da empresa e como é
respeitado. Em conseqüência da satisfação do Colaborador a empresa estará
atraindo futuros clientes.
Caso não
consigamos atingir todos os Colaboradores ao menos iremos reduzir sua
insatisfação. Infelizmente nem sempre se consegue agradar a todos, mas isso faz
parte do processo.
Referência
Bibliográfica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Endomarketing
http://www.guiarh.com.br/x29.htm
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9000:2005. Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro, 2000.
http://www.guiarh.com.br/x29.htm
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9000:2005. Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro, 2000.
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