Certificação ISO 14001

  • As normas ISO estabelecem os requisitos mínimos de garantia da qualidade que permitem a autoavaliação nas organizações. A versão ISO 9000 se refere a qualidade geral e a ISO 14000 trata da qualidade e o meio ambiente. A certificação de um sistema da qualidade é o reconhecimento de que a organização possui um sistema de gestão adequado, com um processo de melhoria continua de suas operações. Além disso, permite acesso a novos mercados, facilitando o atendimento às exigências de qualidade.
  • A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um sistema de gestão ambiental efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental, com o comprometimento de toda a organização.
  • A implantação de um sistema de gestão ambiental compreende as seguintes etapas:
  • ·         Identificação dos aspectos do negócio que impactam o meio ambiente;
  • ·         Compreensão da legislação ambiental relevante à situação específica da organização;
  • ·         Preparação de um plano de melhorias e um programa de gestão para atingi-los, com análises críticas regulares para melhoria contínua.
  • ·         Impactos ambientais estão se tornando um tema cada vez mais importante no mundo, com pressões para minimizar esse impacto oriundas de uma série de fontes: autoridades governamentais nacionais e internacionais, agências reguladoras, associações comerciais, clientes, colaboradores e acionistas. As pressões sociais também aumentam em função da crescente gama de partes interessadas, tais como órgãos de defesa do consumidor, organizações não governamentais de minorias (ONGs) e universidades.
  • Política ambiental – a organização deve elaborar uma política ambiental que represente seus produtos e serviços, que seja divulgada entre os funcionários e a comunidade, e que a alta direção demonstre que está comprometida com o seu cumprimento.
  • Objetivos e metas – a organização deve definir objetivos e metas que estejam alinhados com o cumprimento de sua política ambiental. Esses objetivos e metas devem refletir os aspectos ambientais com respeito aos resíduos gerados e seus impactos no meio ambiente. Também deve considerar exigências legais e outros aspectos inerentes ao próprio negócio.
  • Programa de gestão ambiental – a organização deve ter um programa estruturado com responsáveis pela coordenação e implementação de ações que cumpram o que foi estabelecido na política ambiental e as exigências legais, que atinjam os objetivos e metas e que contemplem o desenvolvimento de novos produtos e novos processos. Este programa deve, inclusive, prever ações contingenciais, associadas aos riscos envolvidos e aos respectivos planos emergenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário