Gerenciamento da Manutenção




Manutenção é o termo usado para abordar a forma pela qual as organizações tentam evitar as falhas, segundo Slack et. al. (1999), cuidando de suas instalações físicas, ou seja, é uma forma de manter as instalações nas condições necessárias para que possa desempenhar suas funções.
A boa administração da manutenção proporciona, de acordo com Slack et. al. (1999), alguns benefícios para a organização, tais como: segurança melhorada, confiabilidade aumentada, qualidade maior e custo de operação mais baixo.
Em uma administração eficiente dessa atividade é requerido que haja alguns indicadores de desempenho relacionados à manutenção a fim de que se poça perceber o momento e o local em que é necessária uma ação. Há situações, por exemplo, em que tais indicadores podem ser fornecidos pelos fornecedores dos equipamentos utilizados na empresa. 
Há três abordagens básicas da manutenção que as organizações podem combinar para desenvolverem suas operações visando cuidar das suas instalações físicas, conforme Slack et. Al. (1999):

a)    Manutenção corretiva: fazer funcionar as instalações até que quebrem e então consertá-las;
b)   Manutenção preventiva: manter regularmente as instalações, mesmo se não pararem, de forma a prevenir a possibilidade de paradas futuras;
c)    Manutenção preditiva: monitorar minuciosamente as instalações para tentar predizer quando a parada pode ocorrer e antecipá-la através dos reparos na instalação.

Segundo Slack et. al. (1999, p.620), as falhas acontecem nas empresas por que:

As falhas na produção podem ocorrer por razões muito diferentes. As máquinas podem quebrar, os clientes podem fazer pedidos inesperados que a produção não consegue atender; o pessoal pode cometer erros simples em seus trabalhos, que impedem o trabalho normal, os materiais dos fornecedores podem estar defeituosos e assim por diante.

A probabilidade da ocorrência de falhas e a maneira como estas ocorrências se distribuem são fatores a se considerar quando da opção de uma abordagem de manutenção sobre determinado equipamento. A circunstância determina qual abordagem de manutenção deve ser utilizada.  Porém a maior parte das empresas utilizam uma combinação das três abordagens já que os elementos das instalações possivelmente têm características distintas.
Entretanto, as empresas também têm que se preocupar com o que fazer quando as falhas ocorrem, principalmente nas prestadoras de serviços que, de acordo com Slack et. Al. (1999), precisam reconhecer as expectativas de recuperação que os clientes esperam que sejam efetuadas para que tenham logo a sua solicitação de serviço normalizada e atendida. Para tanto, planejar como a organização pode se recuperar das falhas é muito importante, pois podem a instituição pode contornar falhas para minimizar o efeito sobre os clientes e garantir a sua satisfação pelo serviço prestado.

“A expressão manutenção e reparo descreve o programa de atendimento destinado a auxiliar os clientes a manter os produtos comprados em boas condições de funcionamento. (KOTLER, 2000, p.316)”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário